Nova indumentária nas Repartições de Finanças

Hoje, pela primeira vez, fui capaz de encontrar motivos para rir na Repartição de Finanças do Fundão à qual me havia dirigido no intuito de fazer algumas alterações ao meu registo de contribuinte. Ainda assim, tive de suportar a habitual seca das instituições públicas.

Ao chegar fui confrontado com o facto de existirem agora duas máquinas de distribuição de senhas de atendimento. "Óptimo!" pensei eu. Afinal já havia necessidade de regulamentar um pouco a afluência selvagem dos contribuintes àquele balcão!

Contudo, ao ler a que serviços se destinavam as duas máquinas distribuidoras, uma amarela e outra vermelha, não encontrei nenhuma referência ao motivo que ali me levava: o famigerado IRS, pelo que me dirigi ao balcão para me informar sobre a cor da senha que deveria retirar.

Eu - "Olhe, desculpe! Para alterações ao regime de tributação, qual é a senha que devo tirar?"
Funcionário Público pouco entusiasta e não muito bem disposto - "Mas é para quê?! IRC? IRS?"
Eu - "IRS..."
FPpeenmbd - "Então é aqui!"
Eu - "Pois... mas e qual é a cor da senha?"
FPpeenmbd - "Não tira senha! Só tem de aguardar!"

Claro que para mim foi uma desilusão constatar que, afinal, a selvajaria iria manter-se e que eu teria de fazer pela vida se quisesse ser atendido. Por isso dei alguns passos atrás e fiquei atento às movimentações dos contribuintes que fossem entrando.

Ainda assim fui olhando em volta e pude constatar que havia um apreciável grupo de contribuintes que possuíam senha e olhavam para os painéis numéricos, que indicavam 65 e 47 respectivamente, com um ar de desânimo que dava lugar a um assomo de esperança sempre que algum funcionário público se aproximava do balcão.

Por outro lado, depois de ter contado 5 painéis com os dizeres "PROIBIDO FUMAR!" e outros 3 com os dizeres "SILÊNCIO POR FAVOR!", comecei a olhar com mais atenção para o simpático funcionário que me tinha atendido inicialmente e fiquei impressionado com a sua indumentária. É que o dito funcionário, que denotava evidentes sinais de que em sua casa se praticava uma alimentação farta, vestia uma camisa cujos 2 botões superiores estavam desapertados deixando à luz do dia uma farta pelagem retorcida cuja textura era abruptamente interrompida por um largo fio de ouro.

Por outro lado, no canto da boca, transportava um belo exemplar de palito que, de vez em quando, mudava para o lado oposto da boca. De vez em quando, ouvia-se ainda o nítido som de bocadinhos de palito a serem expulsos violentamente da boca do referido funcionário.

Calculo que tenha esperado cerca de 30 minutos quando surgiu uma funcionária que se abeirou do balcão e olhou para o grupo de contribuintes desesperados que seguravam uma senha. Surpreendida atirou:

- "Mas o que estão aí a fazer? O sistema informático está em baixo! Hoje não vão poder fazer nada!".

Os esgares que os contribuintes dedicaram a toda a massa humana que residia dentro do balcão não deixou dúvidas sobre o facto de, naquele momento, os sentimentos deles serem tudo menos relacionados com o Natal.

A funcionária dirigiu-se então a mim e perguntou-me o que eu queria ao que retorqui explicando novamente que queria fazer uma alteração no meu regime de tributação para passar a pagar IVA do qual até à data estava isento. A resposta foi imediata:

- "Olhe que isso só pode ser alterado em Janeiro! Vai ter de cá passar no mês que vem."

Naquele momento, na minha cabeça, aconteceu um grande massacre no presépio... mas lá me controlei e saí dali mas não sem antes olhar mais uma vez para os painéis numéricos. Meia hora depois de ter entrado, ambos indicavam ainda 65 e 47...

Comentários

JFFR disse…
Eu nem vou contar a atribulação da minha vinda de Lisboa para Setúbal no autocarro da 1 da manhã, esta noite. Este país pura e simplesmente não funciona.
Visconde disse…
O mal deve ser geral, pq eu tb me dirigi à Cons. Registo Automóvel para ir buscar um documento pró meu veiculo e o sistemas tb tava avariado, a piada é k me mandaram lá voltar em Abril...!!!! E esta ein???