Por terras dos Francos V

As ruínas romanas de Villards d'Heria

Este impressionante conjunto de ruínas da época romana situa-se no departamento do Jura, junto a Saint Claude e a uma distância relativamente curta da Suiça.

Trata-se de um complexo religioso e centro de peregrinações construído no Séc I, com ocupação até ao Séc II, dedicado a uma divindade aquática local. Actualmente conhece-se as estruturas que formavam o centro religioso do local: um templo, um complexo termal, um hospital para assistência aos peregrinos. No entanto, a poucos minutos daqui e junto a um lago no cimo de um monte, foram também descobertos dois templos, um dedicado a Marte e o outro a Belona.

Aqui a água é um elemento fundamental e o motivo para a construção destas estruturas pois, para além do riacho que aqui passa (o templo foi mesmo construído sobre ele), existem várias nascentes de água que provêm do lago mais acima. A estrutura geológica particular do local fazia com que o débito de água fosse muito irregular podendo mesmo parar e recomeçar algumas vezes durante o dia. Este facto fazia com que, à luz da superstição e crendice da época, se acreditasse que neste local morava uma divindade.
Por outro lado, os romanos pretendiam impressionar o a tribo local dos Sequanos e assim, para além da própria construção do templo, regularizaram o curso do riacho através da construção de muros nas margens e canalização das restantes nascentes.




A plataforma sobre a qual assentava a cela do templo

Uma das piscinas do complexo termal. Entre a escadaria ainda subsiste o revestimento em chumbo para purificar a água e proteger a pedra do desgaste

O tanque sagrado situava-se num pátio em frente à cela do templo e actualmente encontra-se num subterrâneo de captação de água para a localidade de Villards d'Heria

Comentários