Sobre o Aixam que se despistou por excesso de velocidade

Chegou-me através de uma fonte segura que o acidente, com 2 camiões, na A23 não terá sido o único acidente grave a ocorrer na zona do Fundão nos últimos tempos. Ao que parece, aconteceu um outro acidente por despiste envolvendo um Aixam mas, o que torna este incidente interessante, é sem dúvida o conjunto de deliciosos pormenores que fazem parte dele.

Assim, segundo soube, uma patrulha da GNR foi surpreendida na sua rotina ao deparar-se com um Aixam acidentado, com a parte dianteira enfaixada sob o rail de protecção lateral da estrada. No interior do veículo encontrava-se ainda um casal de idosos aparentemente ilesos mas, obviamente agitados.

Abordado pelos militares, o condutor do veículo viu a sua palavra cortada pela esposa que, sem papas na língua pôs logo tudo em pratos limpos:

- "Isto foi excesso de velocidade Sr Guarda!! Eu bem que o avisei mas ele não quis saber!"

Cientes de que o excesso de velocidade de um Aixam não será de certeza superior ao de um skate tripulado por um adolescente de boxers mal acondicionados e viajando numa descida a 10%, os militares pouco ligaram à confissão/acusação e pediram ao condutor que tentasse recuar para libertar o veículo.

Fruto do nervosismo ou da pouca destreza do condutor ou, ainda, da pouca potência do veículo, este não conseguia libertar-se do rail de protecção, obrigando a uma cena não muito vulgar na nossa praça: os militares de pronto arregaçaram as mangas e, colocando-se um de cada lado do Aixam, pegaram nele e puxaram-no de volta à estrada.

Ainda aturdido, o condutor, acometido de um súbito excesso de consciência cívica (se é que existe), perguntou:

- "Então Sr Guarda e agora tenho de pagar alguma multa?"

Ao que um dos militares retorquiu:

- "Não é preciso pagar nada! Você está bem e a sua esposa também, não é? O carro anda, não é verdade? Então podem ir à vossa vida."

A resposta do condutor não se fez esperar:

- "Oh Sr Guarda, o sr é um anjo! Quando quiser, passe ali por minha casa que eu ofereço-lhe uma caixa de cerejas!" - disse, continuando em seguida o seu percurso que, um negligente excesso de velocidade havia interrompido de forma brutal...

Comentários