Desenhos do Katano - A coruja subterrânea

Clicar na imagem para ampliar


Sem razão aparente, lembrei-me há uns dias atrás deste desenho, da minha autoria, que estava guardado entre alguns outros numa pasta meio esquecida.

Corria o ano da Graça de 2000, um ano que começou com a desilusão de não ter assistido ao fim do Mundo (seria uma história tremenda para contar aos meus filhos), quando o meu camarada Fatelo, em pleno período estudantil na UALG, me veio pedir que fizesse um desenho para ilustrar um episódio que acontecera na sua casa.

Ao que parece, durante uma conversa bastante animada entre os co-republicanos que ali residiam, um dos intervenientes, a palavras tantas, decidiu usar uma frase forte para marcar posição e, sem piedade, atirou: "Tu és como as corujas! Também metes a cabeça debaixo da terra!".

O silêncio que se instalou foi, ao que parece, sepulcral e o autor da frase, tomando consciência daquilo que acabara de dizer, retirou-se discretamente sob o pretexto de ir fumar um cigarro.

Foi sem dúvida uma oportunidade perdida para a contenção verbal.

Comentários