Monumento à ousadia afinal era demasiado ousado...

Se a insólita notícia da sua construção me surpreendeu, o mesmo já não direi da descoberta que fiz ao procurar algo sobre este monumento, que havia sido noticiado há uns dias atrás. Como já se esperava, este sapato gigante de 2,5 metros de comprimento e 1,5 de largura, erguido a 3,5 metros de altura, réplica do modelo que foi duplamente projectado pelo jornalista Muntadhir Al-Zaidi na direcção do deposto presidente Bush, aquando da sua última visita ao Iraque, foi demolido... no dia seguinte à sua inauguração. A ordem de demolição veio directamente do governo central iraquiano, e prende-se com o facto de haver acusações contra o jornalista, que se encontra detido aguardando julgamento.

Este sapato foi obra do escultor Laith al-Amiri, que teve a ajuda das crianças do orfanato de Tikrit (curiosamente - ou não - a região de origem de Saddam Hussein), segundo ele "vítimas da guerra de Bush". Ele diz ainda: "The shoe monument is a gift to the next generation to remember the heroic action by the journalist."

Parece que desta forma, o jornalista já não será recordado, mas concerteza não faltará quem mitifique a proeza sob outras formas de expressão, como uma história heróica que corre de boca-em-boca, ou uma reprodução do acto. Disso é prova o arremesso que ocorreu há uma semana, na Universidade de Cambridge, contra o primeiro-ministro chinês Wen Jiabao. Assim como o egípcio que ofereceu a Al-Zaidi a filha de 20 anos para casar, ou os 10 milhões de dólares que um milionário saudita está disposto a pagar pelo par de sapatos arremessado.

Pensando já na eventualidade de o novo presidente dos EUA vir a defraudar as expectativas dos iraquianos, deixo aqui a sugestão de um modelito que poderá ser usado por qualquer civil durante uma visita de Obama ao Iraque. Isto se ainda não tiver passado de moda...



Fotos: resistir.info e ojornalista.wordpress.com
Info: http://www.uruknet.de/

Comentários