Lendas da Beira: A Boa Hora e a Má Hora

Fazemos uma nova incursão pelo tema das lendas da Beira, tema que serviu de pretexto para aqui trazer A Calçada do Diabo e o Mistério da Eira dos 3 termos, por exemplo, para dar a conhecer uma outra história: a lenda da Boa Hora e da Má Hora.

Conta-se que antigamente erravam pelas ruas e caminhos da região duas figuras misteriosas, uma integralmente vestida de branco e outra de preto, a quem o povo chamava Boa Hora e Má Hora, respectivamente. Na sua fantasmagórica caminhada, a Boa Hora precedia sempre a alguma distância a Má Hora, e estas duas aparições seguiam sempre pelo caminho sem nunca se desviarem perante nada.

Aos incautos que encontrava pelo caminho, a Boa Hora avisava que se afastassem para não encontrar a Má Hora: "Arreda! Arreda! Vem aí a Má Hora!". Se por teimosia ou imprudência não seguissem o conselho da Boa Hora, a Má Hora irremediavelmente lhes roubaria a vida.

Esta lenda terá com certeza sido abordada inúmeras vezes nos serões à lareira dos nossos avôs, juntamente com muitas outras histórias de encontros com o Além, numa altura em que os caminhos pelas serranias eram vias privilegiadas de deslocação entre povoações e onde os cruzamentos eram locais que infundiam terror. Mas isto, é tema para outra história.

Alguém conhece esta ou outras lendas? 


Comentários