As supostas fotos do acidente do Air France 447



Nos últimos dias vieram parar à minha caixa de correio alguns e-mails sensacionalistas dos quais eu destaco o último que, alegadamente, revelava ao Mundo duas fotografias obtidas de um cartão de memória danificado recuperado dos destroços do Airbus 330, do vôo 447 da Air France que se despenhou no Atlântico na noite de 31 de Maio para 1 de Junho últimos.

Na verdade, este e-mail é a tentativa de recriar um mito urbano de 2006 segundo o qual essas fotos teriam sido obtidas no interior do voo 1907 da Gol Airlines após a colisão com outro avião.

Esta nova versão, contudo, apresenta algumas incongruências nomeadamente ao sugerir que o fotógrafo estaria de pé quando tirou as fotos, sem ter em conta a turbulência e a violenta descompressão que teriam atirado o indivíduo para fora do avião.

Este é um caso notável de um hoax/Spam que já anteriormente aqui abordei e que se destina a aproveitar o sensacionalismo implícito da mensagem para se propagar pela web e, ao mesmo tempo, recolher endereços de e-mail que fatalmente irão chegar às mãos de indivíduos que compilam então esses endereços em listas para obterem lucro. O pior é que as pessoas continuam a fazer reencaminhamentos em massa sem sequer terem o cuidado de colocar TODOS os endereços de destinatário no campo BCC ou CCO (inglês e português respectivamente).

Quanto às fotos deste e-mail elas foram extraídas do trailer da 1ª temporada da série Lost conforme se pode ver no vídeo que se segue.




Outro e-mail sobre o voo 447 propaga Trojan

Tem também vindo a circular um outro e-mail que apresenta alegadamente um vídeo obtido no interior do Air France 447 durante o acidente e é também ele o reaproveitamento de um e-mail mais antigo também ele sobre um acidente de avião.

Neste e-mail os leitores são induzidos a clicar sobre um link que, supostamente, lhes permitirá ver o dito vídeo mas que, na verdade, irá infectar o seu computador com um Cavalo de Tróia Banker.Win32. Banbra!IK (emitido inicialmente a partir de um endereço IP na América Central).

Já sabem, caso recebam um e-mail sensacionalista que promete fazer de vocês a estrela heróica e solidária da companhia, apaguem-no pura e simplesmente. Aí sim estarão a ser verdadeiramente úteis ao Mundo.


Links de referencia:

Comentários