Um carregador único para todos os telemóveis

"Olha, por acaso não tens aí um carregador Nokia?" (voz de pânico). Quantas e quantas vezes não assistimos ou colocámos nós próprios esta questão a alguém? Um esquecimento inoportuno e lá nos arriscávamos a ficar incontactáveis ou, na melhor das hipóteses, a ir à loja mais próxima comprar (mais) um carregador. Pois bem, parece que alguém decidiu salvar os cidadãos desta provação.

Já no início do ano, no Mobile World Congress, os maiores fabricantes de telemóveis (excepto a Apple no que se refere ao iPhone) se tinham reunido e, provavelmente entre dois cafés, alguém terá sugerido "Eh pá, acabei de ter uma ideia genial que é a seguinte: e se fizéssemos um carregador idêntico para todos os telemóveis?". Daí a alguém ter sugerido o emprego de carregadores com ligação micro-USB foi um saltinho.

Agora, foi a vez da Comissão Europeia anunciar, no seguimento da recomendação anterior, o desenvolvimento de um carregador universal para ser lançado já no próximo ano. A dificuldade, segundo fontes da C.E. está em conseguir desenvolver um dispositivo que seja compatível com todos os dispositivos de 1,5 a 100 Watts.

O melhor de tudo? O meu telemóvel tem uma entrada micro-usb!

Foto: CNET

Comentários