Há 40 anos eles foram à Lua e nós fizemos um transplante, ora pois!

Depois da referência à efeméride do 40º aniversário da ida de dois homens à Lua, de imediato chegaram à redacção do Katano vários e-mails, plenos de indignação (ao ler alguns, eu próprio não pude deixar de me sentir indignado), protestando contra o facto de não ter feito qualquer referência ao também 40º aniversário de um evento que ocorreu ao mesmo tempo em Coimbra.

Realmente, se os EUA e muita gente no Mundo seguiam atentamente todas as incidências da missão Apollo 11 com o coração nas mãos, à mesma nos Hospitais Universitários de Coimbra o Dr. Linhares Furtado vivia o momento com um rim nas mãos, isto enquanto realizava o primeiro transplante feito em Portugal.

Na altura o transplante foi feito a partir de uma doadora viva e acabou por não correr lá muito bem mas foi sem dúvida marcante para a medicina portuguesa. Contudo, aposto que ainda hoje, 40 anos passados, haja muita gente que não acredita que o Homem já fez transplantes, tal como há pessoas que não acreditam que o Homem foi à Lua e outras que não acreditam em eclipses. Pessoalmente conheço exemplos dos dois últimos casos.

Aqui fica pois a referência e o humilde pedido de desculpas (mais humilde do que se fosse o Sócrates a fazê-lo) e, em jeito de uma pequena homenagem aos cirurgiões que todos os dias vão mudando a vida de muita gente, um tema da autoria dos Amateur Transplants (adequado!) intitulado, "Careless Surgeon", isto é "Cirurgião descuidado".


Já agora, é sempre bom recordar o Hino do Anestesista

Foto: Chafariz

Comentários