Jogos da Lusofonia


Os mais atentos terão já percebido que está a decorrer por estes dias em Portugal, uma espécie de evento desportivo chamado "Jogos da Lusofonia". Trata-se no seu conceito de algo semelhante a uns jogos olímpicos onde participam Portugal e uma série de países não europeus onde haja gente a falar português. Falha talvez pela falta de uma participação dos EUA, com uma forte representação de New Jersey, assim como de uma participação da Venezuela.

Por outro lado, em termos competitivos, e tendo em conta que é de Lusofonia que se trata, porque não incluiram no rol de modalidades a sueca e o jogo da malha?

Custa-me perceber a utilidade deste evento. Não será, ao fim e ao cabo, uma forma de Portugal exorcizar as frustrações sucessivas da suas pobres participações nos Jogos Olímpicos, ao participar assim em competições onde a concorrência é fraquíssima? Pelo menos, tendo em conta os autênticos desertos que são as bancadas de estádios e pavilhões durante as várias provas (nos jogos de futebol fico com a impressão que os únicos espectadores na Reboleira são os atletas que ainda estão vinculados ao Estrela da Amadora), não lhe consigo perceber qualquer outra utilidade a não ser a de aumentar os gastos inúteis de dinheiros públicos.

Comentários