O mito do facilitismo na educação nacional

O nosso Primeiro-Ministro, o Sr. Eng. José Sócrates, veio anteontem gabar-se de ter conseguido a redução para metade das taxas de abandono e insucesso escolar. Congratulou-se ainda pelo facto de estes número deixarem pressupor uma melhoria das qualificação do país ao mesmo tempo que repudiou qualquer insinuação de que estes números poderiam sugerir um certo facilitismo.

Aqui pelo Blog do Katano, não só temos a certeza de que não há qualquer facilitismo, com o mero objectivo de mostrar números bonitos aos eleitores e à União Europeia. Também não acreditamos em rumores maliciosos que dão conta de haver alunos que transitam de ano com 8 ou mais negativas e de que os professores se sentem pressionados para aprovar os alunos, seja de que forma for.

Quanto às acusações de facilitismo nos exames nacionais, tendo em conta os níveis de dificuldade dos exames do último ano lectivo, estamos em condições de refutar completamente tais alegações, revelando em primeira mão o projecto de exame nacional de Matemática do próximo ano lectivo para o 12º ano.

Ora cá está:


PROVA DE EXAME NACIONAL
2009/2010
Disciplina de Matemática
(aquela dos números)


1 - QUESTÃO DE CONSULTA.
Escreve o teu nome na linha abaixo de acordo com o que está escrito no teu BI. Se tiveres dificuldades solicita o auxílio da professora que se encontra neste momento voltada para o quadro a ler o jornal:

Nome:_________________________________________
(3 valores)


2 - EQUAÇÕES DE 1º, 2º E 3º GRAU
Usando a calculadora, diz qual é o resultado da seguinte equação: X+1=2, isto é, indica qual é o número que deverá aparecer no lugar do X para que a conta faça algum sentido.

a) 0;
b) 1;
c) 2;
d) 3;

(4 valores)


3 - PROBABILIDADES
Dada uma experiência que consiste em lançar um dado duas vezes consecutivas, qual é a probabilidade de se obter uma pontuação acumulada, isto é a soma das pintas que saíram na primeira vez com as pintas que saíram na segunda vez, superior a 1?

a) 100%
b) 50%
c) 0%

(4 valores)
Dica: Usa o dado que te foi fornecido juntamente com este enunciado como auxílio


4 - GEOMETRIA
Dada a seguinte figura geométrica:
4.1 - Calcula a medida do lado X

(2 valores)

4.2 - A figura representa:
a) um triângulo
b) um rectângulo
c) um quadrado
d) um eneacontágono (Esta não é. Só aqui está para complicar)

(2 valores)


5 - QUESTÃO BÓNUS
Hoje o dia está:

a) nublado
b) ensolarado
c) chuvoso

(5 valores)

Soluções no verso

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