O dia em que Joaquim Agostinho caiu na Serra da Estrela

Joaquim Agostinho foi um dos melhores ciclistas portugueses de todos os tempos, senão o melhor. Na sua época de estreia como profissional, em 1968, conseguiu logo um 2º lugar na classificação final e talvez tivesse conseguido mais se um grupo de indefectíveis e voluntariosos adeptos não tivesse tido uma palavra a dizer.

Joaquim Agostinho

Nessa edição da Volta, que viria a ser ganha por Américo Silva do Benfica, corria-se uma etapa que passava pela Serra da Estrela e um grupo de jovens (cuja identidade desconhecemos em absoluto) adeptos do Sporting resolveu ir assistir à passagem dos ciclistas pela Nave de Santo António.

A certa altura, surgiu um trio de ciclistas liderado por Leonel Miranda, do Sporting, e do qual faziam ainda parte Joaquim Agostinho, também do Sporting, e Fernando Mendes, este do Benfica.

Leonel Miranda

Dispostos a tudo para assistir a uma vitória do Sporting, os 4 adeptos (cuja identidade desconhecemos em absoluto) saltaram para a estrada e, não conseguindo apanhar Leonel Miranda, agarraram o selim da bicicleta de Joaquim Agostinho, indiferente aos gritos de protesto deste, para o empurrar durante o máximo número de metros de forma a que o atleta poupasse energias. Quem não gostou deste espírito de entreajuda leonina foi Fernando Mendes que, também ele sem pedir licença, agarrou o ombro de Joaquim Agostinho para ir a reboque do binómio "ciclista do Sporting - adeptos do Sporting".

Fernando Mendes

Obviamente, perante tantas variáveis tão súbitas quanto inesperadas, Joaquim Agostinho não conseguiu manter o equilíbrio e, ainda aos gritos, estatelou-se ao comprido, arrastando na queda o seu rival benfiquista.

Quanto aos adeptos, perante o cenário de desastre e sem pensar duas vezes, puseram-se de imediato em fuga, com a certeza de terem decidido uma etapa da Volta, embora não exactamente da maneira como o pretendiam ter feito. Quanto às suas identidades permanecem até hoje em absoluto anonimato.

Comentários