Barack Obama, Nobel da Paz

O prémio Nobel da Paz foi este ano atribuído a Barack Obama, presidente dos EUA, segundo a Fundação Nobel em reconhecimento dos seus "extraordinários esforços para reforçar a diplomacia internacional e a cooperação entre povos".

Esta atribuição não fica mal de todo mas, convenhamos, o que é que Obama realizou em termos concretos? Os EUA continuam no Iraque, o conflito no Afeganistão está em escalada, no Médio Oriente continua o drama da Palestina, na Somália nada de novo... Isto só para referir teatros onde os EUA têm responsabilidades.

É certo que Obama está cheio de boas intenções mas, tendo sido eleito em Novembro do ano passado, ainda não teve tempo para ver concretizados os seus projectos. Quer-me parecer que este prémio revela que a Fundação Nobel se deixou influenciar pela onda de esperança e positivismo que a eleição de Obama trouxe ao Mundo. Contudo, desde que até a Yasser Arafat foi atribuída esta distinção, nada consegue ser descabido.

Contudo, seria mais adequado atribuir este ano o prémio a qualquer uma das organizações humanitárias que continuam diariamente, longe das câmaras e por isso longe dos apoios necessários, a tentar ajudar milhares de refugiados em todo o Mundo.

Comentários