20 anos depois... é como se tivesse sido ontem

Há 20 anos atrás, senti de uma forma muito intensa a queda do Muro, tendo a plena percepção que a partir daquele momento, com o Muro, caía uma realidade e outra tinha início. A Guerra Fria era de forma latente algo tão natural e omnipresente na consciência colectiva e no dia-a-dia das pessoas como hoje é a Internet. Vivia-se num Mundo bipolarizado entre duas super potências e no qual os noticiários, salvo raras excepções, incluíam todos os dias mais uma notícia de um conflito ou um acontecimento diplomático onde, directa ou indirectamente, os EUA e a URSS estavam envolvidos.

Aquele ano de 1989 foi por isso um ano mágico. Com uma consciência fortemente influenciada pela ingenuidade própria da idade, tentava adivinhar onde é que esta onda se faria sentir em seguida, chegando a apostar até em Cuba e na China! Acreditava de forma naïf que o Muro se abria para deixar entrar um Mundo melhor, completamente diferente do anterior.

Tal não aconteceu e hoje em dia, infelizmente, existem muitos outros Muros, verdadeiras materializações dos Muros mentais que resistem solidamente na consciência humana. Apesar de tudo, a magia daquela noite de 9 para 10 de Novembro perdurará para sempre.

Comentários