A primeira coisa que os alemães de Leste fizeram foi...


A noite de 9 para 10 de Novembro, a noite da queda do Muro, foi marcada por um afluxo maciço de alemães de Leste que cruzaram a fronteira, até então fechada, entrando (muitos pela primeira vez) no sector Ocidental de Berlim. Em apenas 4 dias, o tempo que duraram os festejos, estima-se que cerca de 3 milhões de cidadãos da RDA visitaram Berlim Ocidental, ou seja, 18% da população da República Democrática Alemã!

A festa foi grande, as lojas fecharam tarde ou não fecharam de todo e, como medida de "boas-vindas", os bancos de Berlim Ocidental ofereceram 100 marcos a cada cidadão de Berlim Oriental que se apresentasse aos seus balcões, e obviamente que estes não se fizeram rogados.

O curioso aqui é saber em que é que os cidadãos da RDA gastaram esse dinheiro. Terá sido em cerveja? Alimentos básicos? Coca-cola? Errado! O grande sucesso comercial da noite foram as... sex shops, à porta das quais se formaram longas filas de pessoas, avós e crianças incluídos, ansiosas por descobrir um conceito completamente inédito já que o severo governo da RDA não autorizava este género de "depravações capitalistas".

Comentários