USA for Africa - We are the World - Já lá vão 25 anos!


Esta é daquelas efemérides que conseguem despertar a deprimente consciência de eu já não ser um alegre sub-21 e que entre o momento em que vi/ouvi este clip pela primeira vez e a actualidade já passaram uns quantos anos.

Em 28 de Janeiro de 1985, esta canção escrita por Michael Jackson e Lionel Ritchie para o projecto Live Aid foi gravada em estúdio tendo congregado os esforços de 45 artistas, dos quais 21 foram seleccionados como vocalistas principais. Para evitar problemas na colocação em estúdio de tantas "personalidades especiais", a produção teve o cuidado de assinalar devidamente no chão o nome de cada um deles, pelo sim, pelo não.

Ao todo, o álbum vendeu mais de 20 milhões de cópias, tendo o conjunto de iniciativas associadas (álbuns, concertos, merchandising) arrecadado mais de 100 milhões de dólares para o combate à fome no Corno de África. Infelizmente, diz-se que boa parte não terá chegado aos que dele precisavam, ficando nas mãos dos governos locais. Nisto pelo menos, há coisas que não mudam.

Comentários