Na Rússia, cada deputado faz o trabalho de 5!

Muito se tem falado, ainda para mais agora perante as medidas de austeridade, sobre se será realmente necessário ter 230 deputados na Assembleia da República tendo em conta a dimensão do país e a despesa que este número acarreta.

Este debate ganha ainda mais força quando deputados há que se destacam pela sua elevada taxa de absentismo (e ainda dizem que as escolas não formam bons profissionais). Isto para não falar dos elevados salários e das muitas regalias, entre elas as famosas ajudas de custo celebrizadas recentemente por uma deputada eleita por Lisboa mas com residência em Paris.

Mas será possível fazer funcionar a Democracia com poucos deputados? Se atentarmos no exemplo que nos chega da Rússia, a resposta é inapelavelmente SIM! Aliás, de forma astuta, os russos demonstraram recentemente como é possível fazer com que cada deputado valha por 5.

O caso reporta-se a uma lei de endurecimento de sanções contra condução sob o efeito de álcool que foi aprovada no Parlamento Russo com um total de 449 votos a favor e nenhum contra. Isto quando estava no hemiciclo...88 deputados. Vale a pena ver o vídeo e admirar a dedicação e o esforço com que os deputados russos cumprem a sua missão.


Comentários