Blog Action Day 2010 - Factos sobre a água que toda a gente deveria conhecer

O Blog Action Day é um movimento global que visa despoletar anualmente a discussão e acção colectiva sobre um determinado tema, através da publicação de artigos no maior número possível de blogues em todo o Mundo que, de uma forma ou outra, abordem esse mesmo tema. Este ano, o tema escolhido foi a água, um recurso tão inestimável quanto maltratado e muito mal distribuído. Eis alguns factos interessantes:


Ribeira de Vale d'Urso, Souto da Casa - Fundão
40 mil milhões de horas é o tempo que as mulheres africanas caminham anualmente carregando recipientes com até 18kg de peso para transportar água para beber que, ainda assim pode não ser potável.

Cerca de 38.000 crianças até aos 5 anos morrem semanalmente por beberem água imprópria para consumo e por viverem em péssimas condições sanitárias.

A tragédia no Darfur terá sido devida em parte devido à falta de acesso a água potável, factor que ameaça aliás tornar-se uma das principais causas de conflitos em África.

Todos os anos, 2 milhões de toneladas de resíduos são despejados junto a fontes de água, poluíndo os cursos de água e afectando gravemente a vida das comunidades junto a estes.

As mortes e as doenças causadas pela poluição nas águas marítimas costeiras causam anualmente um prejuízo de 12,8 mil milhões de dólares à economia Mundial.


Ribeira da Meimoa e moinho de água, Peroviseu - Fundão

São necessários 24 litros de água para produzir um hamburguer.

Recarregar a bateria de um iPhone exige o consumo de meio litro de água. Tendo em conta que existem cerca de 80 milhões de iPhones no Mundo, recarregá-los exige 40 milhões de litros de água.

São necessários cerca de 1.500 litros de água para produzir uma t-shirt de algodão e cerca de 6.800 litros para produzir umas calças de ganga.

Os maiores consumidores de água engarrafada a nível Mundial são os EUA, o México e a China. Só nos EUA, cada cidadão bebe em média 200 garrafas de água por ano. São necessários mais de 17 milhões de barris de petróleo para produzir as garrafas de plástico necessárias, sendo que cerca de 86% delas nunca chegarão a ser recicladas.

Nascente do Rio Loue, França
Hoje em dia, 2.5 mil milhões de pessoas não têm acesso a instalações sanitárias adequadas, um número substancialmente inferior ao número de pessoas que possuem telemóvel (4,6 mil milhões).

Nos países em vias de desenvolvimento, em termos globais, os alunos perdem anualmente 443 milhões de dias de escola devido a doenças, causadas pelo consumo de água imprópria e por fracas condições sanitárias e de higiene.

Cada adulto gasta em média 465 litros de água por dia, número que poderia ser substancialmente reduzido pelo respeito de pequenas regras de poupança.

Já agora, talvez valha a pena pensar nisto e partilhar -porque não?-...

Comentários