Pelo Sul da Hispânia III - A cidade de Ceuta

 

Depois de alguns dias a avistar ao longe a costa Norte do continente africano a partir do Rochedo, facto que foi progressivamente aguçando a nossa curiosidade, decidimos ir ver o que se passava no outro lado do Estreito de Gibraltar na histórica cidade de Ceuta.

Para isso foi necessário ir a Algeciras apanhar o ferry já que a partir de Gibraltar apenas há ligação para Tânger. É impressionante a quantidade de locais que vendem bilhetes de ferry, inclusive em roulotes à beira da estrada. O número de postos de venda de bilhetes vai aumentando à medida que nos aproximamos do porto de Algeciras, sendo que as estratégias de marketing também se tornam mais agressivas, chegando a ser semelhantes àquelas que encontramos num vulgar mercado, embora aqui as marcas em transacção sejam Baleária, FRS e Acciona em vez de Naike, Pamu e Relook. Há que ter cuidado com as fraudes, sendo mais seguro adquirir bilhete num posto no próprio terminal de ferries e, de preferência, num posto de venda da própria operadora para evitar as “taxas administrativas”.

c25

O embarque para o ferry fez-se sem qualquer outro controlo que não fosse o da verificação de bilhetes. A partida é que demorou mais 40 minutos que o esperado, por “movitos alheios” à Baleária. No regresso houve direito a controlo das bagagens por raio-X.

c24

Saída do Porto de Algeciras.

c2

Já fora da barra do porto de Algeciras e à passagem por Gibraltar, o ferry foi seguido por dezenas de golfinhos que saltavam na ondulação provocada pela passagem da embarcação.

A viagem de ferry é extremamente confortável. Existem 3 pisos, o mais baixo onde ficam guardados os automóveis, o intermédio para a classe turística e o piso superior para a 1ª classe. Por uma questão de solidariedade optámos por nos integrar na massa humana do piso intermédio, onde existe um bar que serve café verdadeiramente merecedor desse nome –finalmente!- e uma loja Tax Free que antecipa aquilo que se vai encontrar em Ceuta.

Só se pode sair para o exterior em dois espaços situados na popa do ferry mas que, em velocidade de cruzeiro, se tornam pouco agradáveis devido ao vento e à agua projectada pela deslocação. A teimosia em imitar um comportamento claustrofóbico pode resultar aqui num penteado que lembra a Bridget Jones depois de uma viagem de carro.

c1 

Já pertinho da costa africana, começam a distinguir-se melhor os detalhes da paisagem. A imponente Djebel Musa, a Montanha de Moisés, tem a seus pés a localidade marroquina de Beliunex. A montanha é também conhecida como Mulher Morta ou Atlante Adormecido pela forma que apresenta na sua parte mais alta. À esquerda, a pequena elevação costeira (mais clara) que constitui o início da fronteira Norte do território de Ceuta com Marrocos e onde se avista o pequeno núcleo populacional de Bezún, famoso pelas cavernas com grande número de vestígios de ocupação pré-histórica.

c4

Eis o primeiro lamiré sobre a cidade de Ceuta, em que se vê uma das duas pontes sobre o fosso das muralhas reais que separa o centro histórico da zona mais recente da cidade.

c3 

À entrada do porto de Ceuta, avistam-se as torres da Catedral de Nossa Senhora da Assunção.

 

c8

E finalmente o desembarque para o início de (mais) uma grande caminhada urbana.

Ceuta é uma cidade com mais de 75.000 habitantes, sendo a população principalmente de origem espanhola e marroquina. A cidade orgulha-se de ser um local de tolerância religiosa, abrigando 4 principais comunidades: católica, muçulmana, hindu e judaica. Curiosa ideologia esta, sobretudo pelo facto de se tratar de um território cujos soberanos sempre foram fervorosos adeptos do Tribunal do Santo Ofício.

Em Ceuta encontram-se um pouco por todo o lado referências ao domínio português sobre a cidade que durou quase 200 anos (1415 a 1580), começando na própria heráldica da cidade, bandeira e escudo de armas e estendendo-se às construções e toponímia.

Aquando da passagem definitiva para a coroa espanhola em 1640, a cidade manteve a simbologia portuguesa. Por esse motivo, as armas da cidade são em tudo semelhantes às armas reais da coroa portuguesa, diferindo contudo na disposição dos castelos na borda do escudo. A bandeira, por seu turno, é idêntica nas cores e nas formas à bandeira da cidade de Lisboa, uma recordação do facto de a expedição que tomou a cidade aos muçulmanos ter zarpado de Lisboa.

Em termos de toponímia, encontra-se uma verdadeira referência maior à cultura lusitana, a Calle Camoens ou Camões.

 

c13

Escudo de armas de Ceuta na placa de indicação da Calle de los Ingenieros

 

c14

A bandeira de Ceuta com as cores de Lisboa e o escudo de armas semelhante ao da coroa portuguesa, flutuando ao lado da bandeira de Espanha e da bandeira da UE no Palácio da Assembleia.

Se há coisa que é desagradável na sociedade espanhola, pelo menos para mim que não vivo lá, isso é sem dúvida os horários de abertura dos monumentos devido à “hora da siesta”, que faz com que entre as 13h30 e as 17h seja difícil encontrar algo aberto.

Já com 40 minutos de atraso em relação ao esperado, devido à demora na partida de Algeciras, chegámos por volta das 12h, tendo previsto regressar ao continente europeu às 18h, ficámos com cerca de 5h para visitar a cidade. Havia ainda que encontrar o posto de turismo para obter um mapa do centro histórico, onde iríamos concentrar a nossa visita.  A própria funcionária do posto ficou sem saber muito bem o que dizer quando lhe perguntei o que havia para visitar em Ceuta em 5h.

Assim, após uma curta pausa para retemperar forças e aquietar o estômago na bonita Praça de África, seguimos em direcção ao conjunto excelentemente musealizado das ruínas da basílica tardo-romana. Trata-se de uma basílica cristã do século IV reconvertida em necrópole e sobre cujas ruínas foi construído um museu que, para além de abrigar um centro interpretativo e proteger as ruínas, ajuda também os visitantes a terem percepção da dimensão original da basílica.

c6

Uma das sepulturas ainda com o respectivo inquilino.

c7

Aspecto parcial da área da basílica.

A partir daqui… nada mais podia ser visitado, dado que eram praticamente 14h. Optámos pelo plano B e por percorrer o centro histórico a partir dos banhos árabes e, porque a ocasião o impunha, para nos estrearmos na prática do geocaching em África.

c5  

 Banhos árabes do século XI, descobertos após a demolição de um conjunto de vivendas e restaurados de modo a devolver-lhes a sua configuração original.

 

 c9

O centro histórico de Ceuta é essencialmente pedonal, proporcionando um passeio agradável, apesar do calor que se fazia sentir.

 c10

Calle del Compañia del Mar, junto à marina. Uma praceta ali ao lado proporcionou um excelente momento de descontracção numa esplanada. Boas notícias! As tapas são servidas gratuitamente com as cañas e não consistem em batata frita.

c11

Calle Camoens ou Camões. Bonita rua mas… onde as lojas estavam encerradas, no religioso cumprimento da hora da siesta.

 

c12  

A Plaza de los Reyes é dominada por um pórtico com as estátuas de San Fernando e San Hermenegildo, que para aqui vieram após a demolição do antigo hospital que ficava nesta mesma praça. Sob o suporte das estátuas encontra-se este curioso detalhe…

c18

…uma representação da moeda de 1 euro! Não sei se esta adição será uma forma de celebrar a adesão à moeda única mas não é menos verdade que em Espanha, de quando em vez, se fazem adições curiosas a monumentos históricos, como por exemplo o astronauta no exterior da Catedral de Salamanca.

Em termos comerciais, Ceuta tira bom partido da vantagem de ser uma zona franca, com carga fiscal muito mais leve do que no resto da Espanha. As grandes superfícies estavam cheias de marroquinos e vimos inclusive o caso de uma família que decidiu construir uma alegoria à torre de pisa no seu carrinho de compras com paletes de pudim flan.

Quanto à comunidade marroquina residente, essa parece não querer alinhar na instituição nacional que é a hora da siesta. As únicas lojas abertas eram mesmo as dos marroquinos que vendiam produtos com a qualidade possível e a baixo preço, chamando a atenção com avisos, pintados com marcador fluorescente em cartolinas, colocados no exterior das lojas. Entre vários que prometiam produtos electrónicos, como máquinas fotográficas digitais a partir de 40 euros (embora as mesmas fossem modelos que fizeram furor há já vários anos atrás) um cartaz em particular destacava-se, mostrando que o comerciante marroquino é um comerciante com um vincado código de honra e profundamente vinculado à vontade de querer oferecer qualidade aos seus clientes:

“No vendemos artículos chinos!”

HPIM6580

A espectacular Playa de la Ribera de onde se avista a cidade marroquina de Fnideq com a sua mesquita e minarete quadrangular de influência andaluza. A água é quentíssima e límpida, justificando plenamente a sua bandeira azul.

 

c17

As muralhas reais, melhoradas a partir das fortificações portuguesas, e o grande fosso que praticamente faz da península de Ceuta uma ilha, ligando a costa Norte à costa Sul. As fortificações são impressionantes e ajudaram Ceuta a resistir a sucessivos ataques, inclusive ao assédio dos ingleses na mesma altura em que estes conquistaram Gibraltar. Sob as muralhas existe uma rede de túneis para impedir a minagem das muralhas. No fosso é possível a passagem de pequenas embarcações.

c16  

Aproveitando a abundância de peixe no fosso, estes imigrantes sub-saarianos dedicam-se aqui à pesca, atirando pedaços de pão de modo a atrair os cardumes e usando depois uma linha sem cana. 

c15

Catedral de Nossa Senhora da Assunção, construída sobre uma antiga igreja portuguesa, construída sobre uma antiga mesquita, construída sobre ruínas fenícias. Basicamente é um local onde a construção se pratica com alto entusiasmo.

As estátuas de Ceuta

Em Ceuta abundam os monumentos evocativos da sua história e das suas personalidades, sobretudo em termos de estatuária. Eis alguns exemplos das mais de 40 estátuas existentes:

c19

 Monumento ao regimento de artilharia de Ceuta, devidamente apontado para Marrocos.

c20

Não, não se trata de uma estátua relacionada com o Ku Klux Klan mas tão somente de uma estátua de homenagem à semana santa de Ceuta. Terra de tolerância, lembram-se? (Apesar do longevo Tribunal do Santo Ofício)

 

c21

Monumento à Constituição, que contém a transcrição do artigo 14º: “Os espanhóis são iguais perante a lei sem que possa prevalecer discriminação alguma por motivo de nascimento, raça, sexo, religião, opinião ou qualquer outra condição ou circunstância pessoal ou social”. Presumo que este artigo não tenha sido escrito pelo Tribunal do Santo Ofício.

c22

Um de dois exemplares idênticos, os mais icónicos de Ceuta. Representam Hércules afastando as Colunas em busca dos touros do rei Gerião, um dos seus 12 trabalhos.

Para saber mais: Ceuta Digital

Comentários