Umas Cantadeiras... do Carais!


Na Vila de Caria, no Concelho de Belmonte, mora um grupo feminino de cantares que com um trabalho notável e já de longa data, tem ajudado a preservar o cancioneiro e a oralidade popular das comunidades rurais das Beiras. Falo das Cantadeiras de Caria.

As Cantadeiras foram fundadas e são dirigidas por Maria Alcina Patrício, uma senhora nonagenária que é um exemplo de vida e de vitalidade e que amiúde passa pelo escritório para me fazer uma visita relacionada com problemas informáticos, uma vez que possui um portátil que usa para comunicar com o Mundo por intermédio do Skype, e-mail e Facebook.

Ocasionalmente, as Cantadeiras, sobretudo a Dª Maria Alcina, fazem uma aparição na televisão. Aliás, creio que todos os canais abertos a convidaram para uma entrevista, tendo a última vez sido há apenas duas semanas no programa Portugal No Coração. Há pouco mais de um ano, as Cantadeiras participaram com o espaço de 2 ou 3 semanas no programa Praça da Alegria na RTP1, ocasião que tive a oportunidade de registar em vídeo:


Entre homenagens várias que lhes têm sido endereçadas, chegou-me hoje ao conhecimento uma completamente diferente criada pela inimitável família Moura, do blog Tunameliches. Em jeito de paródia natalícia, o Paulo, a Joana e a Mariana (ou será o Paulo, a Mariana e a Joana? Confundo sempre.) encarnam 3 personagens fictícias: a Maria Albina, a Marquinhas e a Emilinha Padecente, interpretando um renovado clássico natalício. O resultado é de ir às lágrimas.



Comentários