E eis que começa um novo e mui aliciante desafio...


"Sem memória, o mais inteligente dos homens nada é porque com nada se identifica."
João Bénard da Costa - 10-6-2008

De há uns anos a esta parte, mais precisamente desde 1998, tenho-me envolvido de forma crescente nas "guerras" em prol da defesa e divulgação do património histórico da Beira Interior. Fi-lo na forma de sites, um dos quais, actualmente em stand by, acabou por me valer o convite para a participação como orador em jornadas de arqueologia, e ainda na forma de projectos de investigação, um dos quais redundou na realização de uma exposição temporária que visitou sucessivamente a aldeia que foi objecto do projecto, a sede de freguesia e, finalmente, a sede do concelho.

A partir de ontem, é com imenso orgulho que me vejo perante um novo desafio, tendo sido escolhido para desempenhar o cargo de Presidente da Sociedade Trebaruna - Amigos do Museu do Museu Arqueológico do Fundão. Esta Sociedade, fundada em 2010, tem como missão coadjuvar o M.A.F. nas suas actividades, tendo no entanto a autonomia necessária para ter a sua própria agenda de actividades, no sentido de envolver a população do concelho do Fundão nas causas da cultura e do património histórico. Trata-se ao fim e ao cabo de uma plataforma que deverá ser capaz de despertar consciências para a importância do conhecimento e da preservação do património. O simples facto de suceder no cargo a um "monstro" da cultura como é o Mapone, um homem que merece desde há muito a minha admiração, ajuda a elevar ainda mais a responsabilidade inerente a este cargo.

Por outro lado, enche-me a satisfação o facto de poder contar com uma equipa formada por pessoas que têm tanto de admirável como de voluntarioso, em quem sei que posso confiar a 100%. À Leonor, ao Bruno, ao João, ao Fernando, à Ana, ao Mário e à Berta renovo os meus agradecimentos por terem aceitado acompanhar-me neste projecto. Não menos satisfeito fico por poder colaborar de perto com a equipa do M.A.F. que, pelo trabalho que têm desenvolvido, são sem dúvida um motivo de orgulho para o concelho do Fundão.

Agora é tempo de deitar mãos à obra!

Sociedade Trebaruna no Facebook: www.facebook.com/strebaruna

Comentários