Caminhada - Rota dos Moinhos


No próximo dia 7 de Abril (Sábado) a Sociedade Trebaruna - Amigos do Museu Arqueológico do Fundão, em parceria com a Trilobite Aventura, irá levar a cabo a caminhada "Rota dos Moinhos", entre as localidades de Souto da Casa e Vale d'Urso, no Concelho do Fundão.

As ribeiras das vertentes da Serra da Gardunha foram fundamentais para a instalação da presença humana. Não só irrigaram os campos de cultivo, que foram sendo conquistados ao xisto e ao granito à força de braços, como também foram a força motriz de moinhos de rodízio e azenhas que à sombra da Serra moeram milho, centeio e por vezes trigo. Esta caminhada pretende levar os participantes ao encontro dessa memória, num percurso belíssimo ao longo de sucessivas ribeiras (Gardunha, Salgueiral, Carvalhal, Carcavão, Tormentoso, Vale d'Urso), visitando estes engenhos, alguns deles ainda em perfeito estado de funcionamento.

Preço das inscrições - 5 euros para inscrição normal e 2,5 euros para sócios da Sociedade Trebaruna. Inclui seguro, almoço e o essencial reforço para o caminho.

Inscrições - e-mail: sociedadetrebaruna@gmail.com; telefone: 275 598 315; sms: 965 750 408

Comentários