O coração de D. Pedro IV

Há algum tempo atrás, quando falei aqui da estranha relação que os ingleses têm com os restos mortais dos seus reis (recordar aqui), referi que o coração do famoso Ricardo "Coração de Leão" se encontrava na catedral de Rouen, por desejo expresso do monarca, não sendo caso único na longa e tumultuosa história da realeza britânica.

Ora, no nosso rectângulo à beira-mar plantado temos também um caso semelhante. Trata-se de D.Pedro IV que, em testamento, pediu que o seu coração fosse doado à cidade do Porto, cidade que foi fundamental para o sucesso dos Liberais na Guerra Civil de 1828-34. Assim, enquanto o seu corpo se encontra no Monumento à Independência do Brasil, junto ao famoso rio Ipiranga, o seu coração encontra-se num mausoléu na Igreja da Lapa no Porto. As chaves do sarcófago encontram-se no gabinete do presidente da Câmara do Porto, sendo apenas daí retirada nas ocasiões em que se pretende ter acesso à cardíaca relíquia, seja para investigação ou para a exibir a dignitários brasileiros.

Aqui fica um bastante explícito vídeo da abertura do sarcófago da relíquia, disponível no site da Câmara Municipal do Porto:




Quem quiser saber mais pode ler a reportagem de hoje do Público clicando aqui.

Imagem: Wikipédia

Comentários